Biblioteca FATELOS
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Mecanismos de Agressão e Defesa: Princípios básicos de Parasitologia | ||
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Diversos agentes infecciosos, entre helmintos, protozoários, ectoparasitos, bactérias, fungos e vírus, em determinadas condições relacionadas tanto a suas próprias características quanto relativas ao hospedeiro, podem causar um desequilíbrio no organismo que pode culminar no surgimento de doenças, com manifestações clínicas que podem ser brandas ou graves. Disponível em: MecanismosAgressaoDefesa.pdf (capes.gov.br) - Acesso em 16/05/2023 | ||
A Ideologia Alemã | ||
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O objetivo de A ideologia alemã é criticar os jovens hegelianos. Para Marx, o sistema idealista hegeliano foi criticado por discípulos tardios de Hegel, representados por Feuerbach, Bruno Bauer e Max Stirner, mas seu postulado básico não foi negado. Isto é, eles aceitaram a crença de que o mundo real é produto do mundo ideal. Se as ideias determinam o mundo material e as relações reais dos homens, bastava livrar-se do domínio das ideias e de tudo que a história representou até então. A ideologia alemã teria reduzido a história dos homens a uma concepção falsa ou a uma mera abstração. As condições reais da dominação, porém, permaneceram intocadas. | ||
A utilização dos recursos eletrotermofototerapêuticos no tratamento da síndrome da fibromialgia: uma revisão sistemática | ||
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A busca de publicações sobre as intervenções por eletrotermofototerapia na SFM foi realizada nas bases de dados Pubmed, Medline, Lilacs, Scielo, ISI web of knowledge, PEDro e Colaboração Cochrane. Foram selecionados ensaios clínicos aleatórios e controlados dos últimos dez anos em língua inglesa, portuguesa e espanhola. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pela Escala de Jadad, e a análise dos resultados, por meio de revisão crítica dos conteúdos. Resultados: Sete estudos foram revisados na íntegra, sendo identificadas intervenções com laser (n=4), estimulação elétrica transcutânea (TENS) (n=1), corrente interferencial vetorial (CIV) isolada (n=1) e CIV combinada com o ultrassom (n=1). Apenas dois estudos obtiveram boa qualidade metodológica pela Escala de Jadad. A maioria dos estudos (n=6) utilizou os critérios do American College of Rheumatology para o diagnóstico clínico da SFM. A dor foi o sintoma da SFM mais avaliado pelos estudos. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/qHLMLpKyyKxHJwcXbC4yjww/?lang=pt&format=pdf | ||
Administração na Saúde e na Enfermagem | ||
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Por que os profissionais de enfermagem precisam saber como se organizam os serviços de saúde e de enfermagem? Em primeiro lugar, é importante compreender que todas as ações dessa área partem da premissa de que saúde é resultado de inúmeros fatores sociais, tais como alimentação, renda, educação, meio ambiente, entre outros. Essa orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é implementada, em âmbito nacional, por políticas públicas que permeiam as esferas federal, estaduais e municipais de governo. Ao entender como funciona a área de saúde, enfermeiros, técnicos e auxiliares podem conhecer melhor a dimensão de suas atribuições. Disponível em: Enfermagem em Foco (Clique Aqui para Baixar) | ||
Atenção Integral a Saúde da Mulher | ||
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Disponível em: Atenção-Integral-à-Saúde-da-Mulher-ilovepdf-compressed.pdf (ufsc.br) | ||
Atendimento Educacional Especializado: Aspectos Legais e Orientação Pedagógica | ||
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Para tratar do tema desta formação, é imprescindível conhecer o que nos move neste projeto - o direito de todos os e para todos, sem exclusões, discriminação e preconceito. Incidindo na organização dos sistemas de ensino o projeto orienta o Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais em turno oposto ao freqüentado nas turmas comuns e possibilita ao professor rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão. | ||
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: Educação é a base | ||
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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso, é um documento importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Ao ter como objetivo nortear os currículos dos estados e municípios de todo o Brasil a partir dessas perspectivas, a BNCC coloca em curso o que está previsto no artigo nove da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) sancionada em 1996. Segundo a LDB, cabe ao Governo Federal “estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum”. | ||
Bioética e Formação do Enfermeiro: Uma Interface Necessária | ||
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Disponível em: Bioética e Formação do Enfermeiro: Uma Interface Necessária | ||
Biossegurança em Saúde: Prioridades e Estratégias de Ação | ||
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Com o advento da globalização, o intenso e crescente fluxo de pessoas, infor-mações, conhecimentos, tecnologias e agentes químicos, biológicos e patogênicos entre as diversas partes do globo já não se limitam às fronteiras dos estados-nação. Esse fenômeno demanda da comunidade internacional a formação de consensos, formulação de políticas e o desenvolvimento de estratégias e instrumentos para li-dar com áreas específicas, como a biossegurança, a fim de conhecer e minimizar os impactos à saúde da população mundial. Nesse contexto, Organização Pan-Ameri-cana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) tem desenvolvido em parceria com os estados-membros o fortalecimento da biossegurança nas agendas sanitárias nacionais, regionais e global. Diponível em: biosseguranca_saude_prioridades_estrategicas_acao.pdf | ||