Biblioteca FATELOS
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A utilização dos recursos eletrotermofototerapêuticos no tratamento da síndrome da fibromialgia: uma revisão sistemática | ||
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A busca de publicações sobre as intervenções por eletrotermofototerapia na SFM foi realizada nas bases de dados Pubmed, Medline, Lilacs, Scielo, ISI web of knowledge, PEDro e Colaboração Cochrane. Foram selecionados ensaios clínicos aleatórios e controlados dos últimos dez anos em língua inglesa, portuguesa e espanhola. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pela Escala de Jadad, e a análise dos resultados, por meio de revisão crítica dos conteúdos. Resultados: Sete estudos foram revisados na íntegra, sendo identificadas intervenções com laser (n=4), estimulação elétrica transcutânea (TENS) (n=1), corrente interferencial vetorial (CIV) isolada (n=1) e CIV combinada com o ultrassom (n=1). Apenas dois estudos obtiveram boa qualidade metodológica pela Escala de Jadad. A maioria dos estudos (n=6) utilizou os critérios do American College of Rheumatology para o diagnóstico clínico da SFM. A dor foi o sintoma da SFM mais avaliado pelos estudos. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/qHLMLpKyyKxHJwcXbC4yjww/?lang=pt&format=pdf | ||
Administração na Saúde e na Enfermagem | ||
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Por que os profissionais de enfermagem precisam saber como se organizam os serviços de saúde e de enfermagem? Em primeiro lugar, é importante compreender que todas as ações dessa área partem da premissa de que saúde é resultado de inúmeros fatores sociais, tais como alimentação, renda, educação, meio ambiente, entre outros. Essa orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é implementada, em âmbito nacional, por políticas públicas que permeiam as esferas federal, estaduais e municipais de governo. Ao entender como funciona a área de saúde, enfermeiros, técnicos e auxiliares podem conhecer melhor a dimensão de suas atribuições. Disponível em: Enfermagem em Foco (Clique Aqui para Baixar) | ||
Atenção Integral a Saúde da Mulher | ||
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O presente módulo pretende contribuir para o desenvolvimento de suas competências profissionais para a atenção integral à saúde da mulher, a partir do conceito ampliado de saúde. Diferentes olhares e saberes da equipe e da comunidade sobre questões pertinentes à população feminina estão incluídos na perspectiva da integralidade do cuidado. Reforçamos que a atenção integral à saúde da mulher, uma das áreas estratégicas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tem caráter mais abrangente e, por esse motivo, não deve ser compreendida como ações pontuais direcionadas apenas às doenças, agravos ou atendimentos isolados por ciclos de vida. A atenção a essa população deve ser desenvolvida conforme as necessidades apresentadas, porém considerando todo processo saúde-doença, seus aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Disponível em: Atenção-Integral-à-Saúde-da-Mulher-ilovepdf-compressed.pdf (ufsc.br) | ||
Atendimento Educacional Especializado: Aspectos Legais e Orientação Pedagógica | ||
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Para tratar do tema desta formação, é imprescindível conhecer o que nos move neste projeto - o direito de todos os e para todos, sem exclusões, discriminação e preconceito. Incidindo na organização dos sistemas de ensino o projeto orienta o Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais em turno oposto ao freqüentado nas turmas comuns e possibilita ao professor rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão. | ||
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BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: Educação é a base | ||
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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso, é um documento importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Ao ter como objetivo nortear os currículos dos estados e municípios de todo o Brasil a partir dessas perspectivas, a BNCC coloca em curso o que está previsto no artigo nove da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) sancionada em 1996. Segundo a LDB, cabe ao Governo Federal “estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum”. | ||
Bioética e Formação do Enfermeiro: Uma Interface Necessária | ||
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Ensaio reflexivo que visa reunir alguns marcos conceituais da bioética e refletir sobre a relação desta disciplina com o processo de formação do enfermeiro. No transcorrer desta reflexão, foi possível constatar que é essencial para a formação ética do enfermeiro a fundamentação teórica e filosófica mínima, pertinente e atualizada, dos docentes que lecionam neste campo disciplinar, de modo a transpor discussões que sejam restritas ao âmbito normativo e deontológico. Além disso, urge a necessidade de articular o ensino da bioética com a prática cotidiana do exercício profissional da enfermagem. Para isso, o uso de estratégias ativas para abordagem dos problemas do cotidiano e a transversalidade do ensino emergem como possibilidades de produzir mudanças e contextualizar o ensino deste campo disciplinar com as demandas educacionais e sociais contemporâneas. Disponível em: Bioética e Formação do Enfermeiro: Uma Interface Necessária | ||
Biossegurança em Saúde: Prioridades e Estratégias de Ação | ||
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Com o advento da globalização, o intenso e crescente fluxo de pessoas, infor-mações, conhecimentos, tecnologias e agentes químicos, biológicos e patogênicos entre as diversas partes do globo já não se limitam às fronteiras dos estados-nação. Esse fenômeno demanda da comunidade internacional a formação de consensos, formulação de políticas e o desenvolvimento de estratégias e instrumentos para li-dar com áreas específicas, como a biossegurança, a fim de conhecer e minimizar os impactos à saúde da população mundial. Nesse contexto, Organização Pan-Ameri-cana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) tem desenvolvido em parceria com os estados-membros o fortalecimento da biossegurança nas agendas sanitárias nacionais, regionais e global. Diponível em: biosseguranca_saude_prioridades_estrategicas_acao.pdf | ||
Biossegurança: Um Despertar para a Sociedade | ||
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A ideia do e-book Biossegurança: um despertar para a sociedade surgiu durante uma atividade avaliativa da disciplina Biossegurança e Ergonomia, ofertada ao curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) durante o semestre remoto de 2020.3. Na ocasião, os alunos apresentaram, durante o 1° e o 2° Fórum de Discussão das atividades integrativas, seminários relacionados ao tema de cada capítulo. Nesse instante, foram perceptíveis o elevado nível dos trabalhos e a capacidade dos grupos de abordar temas importantes e, em alguns casos, pouco explorados na literatura. Disponível em:2355 (ufpe.br) | ||
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Cálculo de Medicamentos na Enfermagem | ||
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A terapia medicamentosa tornou-se uma das formas mais comuns de intervenção no cuidado ao paciente, utilizada ao longo dos anos na cura de doenças. Cerca de 88% dos pacientes que procuram atendimento à saúde recebem prescrições de medicamentos. A correta administração requer conhecimento pleno dos integrantes da equipe de enfermagem envolvidos no cuidado ao paciente. A terapêutica medicamentosa, devido a complexidade do sistema de saúde, tem sido exercida em ambientes cada vez mais especializados e dinâmicos, e muitas vezes sob condições que contribuem para a ocorrência de erros. Estudos realizados ao longo dos últimos anos têm evidenciado a presença de erros durante o tratamento medicamentoso. Os erros relacionados à utilização de medicamentos podem resultar em sérias conseqüências para o paciente e sua família, como gerar incapacidades, prolongar o tempo de internação e de recuperação, expor o paciente a um maior número de procedimentos e medidas terapêuticas, atrasar ou impedir que reassuma suas funções sociais, e até mesmo a morte. Disponível em: CÁLCULOS DE MEDICAMENTOS NA ENFERMAGEM (souenfermagem.com.br) | ||