Biblioteca FATELOS
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BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: Educação é a base | ||
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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso, é um documento importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Ao ter como objetivo nortear os currículos dos estados e municípios de todo o Brasil a partir dessas perspectivas, a BNCC coloca em curso o que está previsto no artigo nove da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) sancionada em 1996. Segundo a LDB, cabe ao Governo Federal “estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum”. | ||
Bioética e Formação do Enfermeiro: Uma Interface Necessária | ||
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Ensaio reflexivo que visa reunir alguns marcos conceituais da bioética e refletir sobre a relação desta disciplina com o processo de formação do enfermeiro. No transcorrer desta reflexão, foi possível constatar que é essencial para a formação ética do enfermeiro a fundamentação teórica e filosófica mínima, pertinente e atualizada, dos docentes que lecionam neste campo disciplinar, de modo a transpor discussões que sejam restritas ao âmbito normativo e deontológico. Além disso, urge a necessidade de articular o ensino da bioética com a prática cotidiana do exercício profissional da enfermagem. Para isso, o uso de estratégias ativas para abordagem dos problemas do cotidiano e a transversalidade do ensino emergem como possibilidades de produzir mudanças e contextualizar o ensino deste campo disciplinar com as demandas educacionais e sociais contemporâneas. Disponível em: Bioética e Formação do Enfermeiro: Uma Interface Necessária | ||
Biossegurança em Saúde: Prioridades e Estratégias de Ação | ||
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Com o advento da globalização, o intenso e crescente fluxo de pessoas, infor-mações, conhecimentos, tecnologias e agentes químicos, biológicos e patogênicos entre as diversas partes do globo já não se limitam às fronteiras dos estados-nação. Esse fenômeno demanda da comunidade internacional a formação de consensos, formulação de políticas e o desenvolvimento de estratégias e instrumentos para li-dar com áreas específicas, como a biossegurança, a fim de conhecer e minimizar os impactos à saúde da população mundial. Nesse contexto, Organização Pan-Ameri-cana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) tem desenvolvido em parceria com os estados-membros o fortalecimento da biossegurança nas agendas sanitárias nacionais, regionais e global. Diponível em: biosseguranca_saude_prioridades_estrategicas_acao.pdf | ||
Biossegurança: Um Despertar para a Sociedade | ||
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A ideia do e-book Biossegurança: um despertar para a sociedade surgiu durante uma atividade avaliativa da disciplina Biossegurança e Ergonomia, ofertada ao curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) durante o semestre remoto de 2020.3. Na ocasião, os alunos apresentaram, durante o 1° e o 2° Fórum de Discussão das atividades integrativas, seminários relacionados ao tema de cada capítulo. Nesse instante, foram perceptíveis o elevado nível dos trabalhos e a capacidade dos grupos de abordar temas importantes e, em alguns casos, pouco explorados na literatura. Disponível em:2355 (ufpe.br) | ||